Censos 2021 - Recrutamento de recenseadores até 21 de fevereiro
O Instituto Nacional de Estatística (INE) tem 11.000 vagas para entrevistadores/recenseadores para os CENSOS 2021 – XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação.
Os CENSOS, que vão ter início em abril deste ano, a maior operação estatística nacional, realizada pelo INE, têm como objetivo “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional e todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
Neste contexto de pandemia, e como forma de garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar a segurança da população e dos entrevistadores, o INE definiu um Plano de Contingência, que inclui, entre outras medidas, o cumprimento de um rigoroso protocolo de segurança.
Desta forma, a estratégia vai para a recolha de informação através da internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, com possibilidade da resposta telefónica dirigida a grupos da população com maior dificuldade na resposta via internet, ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.
Esta operação estatística vai implicar o recrutamento de cerca de 11.000 entrevistadores, dispersos por todo o país, em regime de contrato de prestação de serviços, que serão responsáveis por:
- Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;
- Assegurar a totalidade das respostas;
- Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;
- Recolher/confirmar a informação do edifício;
- Recolher e registar as respostas e alojamentos que não respondem pela internet;
- Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.
As candidaturas já estão a decorrer, e os interessados em participar poderão inscrever-se, até dia 21 de fevereiro, no site do INE, em https://censos.ine.pt.